Assessoria de Imprensa

Assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa é um serviço prestado por profissionais, com formação na área de comunicação social, a pessoas físicas ou jurídicas que querem fortalecer sua imagem ou divulgar seus serviços, ações ou produtos através da imprensa.

O assessor de imprensa é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de comunicação, pela coleta e produção de informações referentes ao seu assessorado e pelo envio do material final à imprensa. Esse material pode ser enviado em forma de releases, notas, sugestões de pautas, press-kits, entre outros.

O trabalho do assessor consiste em conquistar cobertura editorial (reportagens, notas em colunas, matérias, entre outros) nos veículos de comunicação, com apelo noticioso e não comercial. É uma excelente forma de uma empresa ou profissional conseguir mais credibilidade e reconhecimento no mercado.

Abaixo, algumas definições dos instrumentos e estratégias utilizados pelo assessor de imprensa:

Release
É o instrumento mais utilizado no trabalho do assessor. É um texto que contém todas as informações sobre o que se pretende divulgar. É importante lembrar que o release, muitas vezes, não é o texto final que vai ser publicado. É apenas um guia para o jornalista.

Press-kits
É um conjunto de materiais utilizados para a melhor visualização e divulgação de um produto, cliente ou serviço. Este conjunto é composto por fotos, amostras, brindes entre outros.

Notas
São textos curtos, contendo as informações mais importantes sobre um fato.

Sugestão de pauta
É uma sugestão de tema ou assunto relacionado à área de atuação do assessorado. Se o jornalista a achar interessante, poderá desenvolvê-la fazendo uma reportagem mais ampla.

Follow-up
É um contato, geralmente telefônico, feito pelo assessor, após a distribuição do material. Esse contato fortalece a relação com o jornalista e serve para medir o nível de aceitação da informação enviada.

Clipping
É a coleta de todo o material divulgado na mídia sobre o cliente, área de interesse deste ou mesmo sobre o seu concorrente. É através deste material que o assessor poderá avaliar o resultado do seu trabalho, assim como analisar a imagem do seu cliente na mídia, criando ações necessárias para uma melhor divulgação. Uma cópia desse material é enviada periodicamente ao cliente.

Nosso planejamento:

- Pesquisa e coleta de material referente ao assessorado, com a finalidade de conhecer-lo e incorporar seus conceitos, além de pensar e planejar, a partir daí, estratégias de divulgação;
- Planejamento, junto ao cliente, de ações estratégicas que poderão ter um bom aproveitamento pela imprensa;
- Elaboração de sugestões de pautas;
- Produção de press-releases;
- Recepção à imprensa em eventos executados pelo cliente;
- Acompanhamento e suporte ao cliente em entrevistas para TV, rádio, jornais e revistas;
- Clipping mensal: coleta do material divulgado pela imprensa durante o mês.

Solicite-nos uma proposta!


Confira outros serviços oferecidos pela Agência Frigg!